Fundada em 2017, na capital de São Paulo, através de dois empreendodores, seu nome Decornato, surgiu da fusão de dos universos decoração e artesanato.

Inicialmente, o mercado de decoração e presentes parecia saturado com produtos industrializados e importados, e algumas vezes de baixa qualidade, sem preocupação em trazer ao cliente algo inovador. Diante desse cenário, a empresa surge com a proposta de focar na criatividade, execução artesanal, exclusividade, qualidade e durabilidade como diferencial competitivo.

Nos dois primeiros anos, a produção artesanal limitada e os altos custos dificultavam a expansão do negócio, impactando suas despesas fixas e ameaçando sua sobrevivência. A expansão era quase impossível.

A reinvenção veio no terceiro ano, com investimento em máquinas de pequeno porte para agilizar a produção, porém mantendo o estilo artesanal. Parcerias com terceiros foram estabelecidas para ampliar a linha de produtos, reduzir custos, diversificar o catálogo criando coleções com temas mais afetivos e garantir uma produção mais sustentável.

A expansão para o mundo digital foi outro passo crucial, alavancando as vendas por meio de plataformas de marketplace, redes sociais e vendas diretas via site e WhatsApp. Essa estratégia resultou em uma gestão mais eficiente, preparando o terreno para futuras expansões.

Em 2020, a pandemia de COVID-19, apesar de seus desafios, trouxe oportunidades para a empresa. Com o aumento das compras online e a busca por presentes e decorações para tornar os lares mais acolhedores,  ou efetuar entregas de presentes sem a preocupação de deslocamento por parte do cliente durante o período de isolamento social, a Decornato viu suas vendas crescerem significativamente. A capacidade de adaptação e a presença digital consolidada permitiram à empresa atender à crescente demanda e expandir sua base de clientes.

Atualmente, a empresa confecciona 70% da sua produção internamente, garantindo controle de qualidade e originalidade, enquanto comercializa os outros 30% dos itens em parceria com fornecedores selecionados. Buscamos inovação e qualidade em todos os aspectos do nosso trabalho, visando superar as expectativas dos nossos clientes

Existe toda uma preocupação com o meio ambiente, essa prioridade é refletida em práticas sustentáveis ao longo de toda a cadeia de produção. A utilização de embalagens de envio recicladas também faz parte desse processo. 

Causas sociais também são uma parte do nosso trabalho. Insumos que serão descartados pela nossa empresa, e que têm serventia, fazemos doações a pequenas oficinas de artesanatos, ou artesãos associados em  lares de idosos, orfanato de crianças e protetores de causa animal. Datas comemorativas como Páscoa, Natal, fazemos doações de produtos para essas intituições.

Em momentos de crise, como ocorreu a pandemia, também nos mobilizamos, confeccionamos e distribuímos máscaras de tecidos para associações responsáveis pela distribuição, contribuindo para a proteção da sociedade e solidariedade em tempos difícies. 

Atualmente a empresa mantém essa gestão, pensando em expansão no futuro. As plataformas de marketplace, redes sociais e vendas diretas através do próprio site e whatsapp são responsáveis por essas vendas distribuídas para todo o território nacional.